segunda-feira, 22 de junho de 2026

Emoções Invulgares

 




Estar feliz por viver, poder olhar tudo ao meu redor,
Ser feliz por poder contemplar, sorrir e agir,
Ter bons propósitos no coração em ação,
Saber usufruir da vida e dar perdão.




Tão bom ter alegria serena e sorrir diante da natureza,
Enfrentar todos desafios da lida com presteza,
Ter grande ânimo e larga generosidade
A não desanimar na animosidade.



Olho para cima, tenho muita convicção e ação,
Espero somente o melhor no meu coração.
Vejo cores novas fora, dentro de mim
Como branco e delicado jasmim, 


Como água que jorra na fonte, a me maravilhar,
Todo empecilho saber bem contornar,
A vida pede passagem, dou atenção,
Solto toda garra com emoção.


Contorno obstáculos, venço contratempos,
Olho o mar, dou ao Tempo meus tempos,
Multiplico olhares singulares,
Sinto emoções invulgares.




domingo, 7 de junho de 2026

Passeando Pela Natureza



Vejo tudo ao meu belo redor:
Raízes fincadas nas paredes
Como sem filtros e sem redes,
Lanco meu olhar indagador...



Elas vieram de sementes soltas
Trazidas por mãos laboriosas...
Pelo vento num dia bem forte,
Certamente, Obreiro deu norte.


Caminho e contemplo belo cenário,
Não tem como ser a tudo indiferente,
Volto de lá energizada, bem contente,
À minha volta, canto de lindo canário.


Com cantos e encantos, percorro a lida
Vou entretida na vida bem preenchida.
Há como ser muito grata ao Bom Deus.
Ele me faz dar graças aos belos céus.



Mares azuis ou bem esverdeados?
Importa é livrar-se dos cadeados,
Novos ângulos são fonte de prazer,
Caminhar é meu cotidiano prazer. 



Nas areias monaziticas eu piso sem pudor
Sei que energia preciso e de muito Amor.
Somos ambos, dois amados pombinhos...
Vivemos trocando inúmeros gentis carinhos.



Lado a lado num bom compasso,
O amor é sempre um lindo laço.
Tende a crescer muito no espaço,
Não tem perigo de ser só devasso. 


Caminho e colho formidáveis sementes
De bem-estar e alegria desmedida.
Aprecio mar, céu, beleza natural,
Trago no peito um ar fenomenal.



Coqueiros alados me dão muito contentamento,
Sinto cheiro de pertença, reforça minha crença,
Ao lado um do outro temos muito mais forca,
A caminhada se faz num precioso momento.



Olho ao alto do céu azul e nublado,
Tenho a sensação de que há chegado
O tempo da semente em mim brotar,
Urge o Amor agarrar e logo espalhar.



Oferto esta postagem aos amigos apreciadores da natureza...
A cada dia o mesmo lugar está diferente... 
assim como a gente...
Céu azul ou nublado serve
 para aprendermos a aceitar
 as diferentes nuances
 que a vida nos dá.




domingo, 31 de maio de 2026

Maravilhas Naturais




Gostava de caminhar pelas veredas do lugar onde morava, tanto pela manhã como pelo entardecer.

Era um momento só dela onde podia esvaziar seu coração de vários tormentos que a afligiam.

A estrada era longa, mas sua vontade de peregrinar era enorme.

Precisava de se encher de belezas naturais, pela manhãzinha, do caminho mais concorrido pelos atletas de várias modalidades de esporte; já à tardinha, o pôr-do-sol era seu momento mágico e fazia trazer para a casa a ternura que de ninguém receberia. Inigualável momento.

Quando, ao término do percurso tanto matutino como vespertino, dava-se conta da volta e sabia que era ainda pouco, mas a pista terminava.

Gostava do Verão, o dia escurecia mais tarde e podia saborear tudo sem nenhuma preocupação com a hora.

Não era adepta de perigos de nenhum tipo, mesmo confiando em Deus. Antecipava-se ao esvaziamento das ruas de pessoas e da escuridão propícia aos perigos noturnos.

A beleza sadia da sua caminhada tinha primazia às situações embaraçosas.

A natureza lhe proporcionava prazeres inenarráveis.

Era o que lhe sustentava e ao seu lado ambientalista de ser em conformidade com a Criação Divina.

Voltava de alma abastecida e cheia das Delicadezas do Supremo que nunca faltam aos que têm olhos para contemplar.



terça-feira, 19 de maio de 2026

Sensibilidade no Caminho




Converso com as flores,

Abraço às árvores,
Medito no amanhecer,
Despeço-me da lua,
Reconheço-me orvalho,
Canto na chuva,
Apaixono-me pela natureza,
Aprecio canto de pássaro
Pelas estradas da vida.

Não perco minha humanidade,
Luto por minha saúde emocional,
Exercito a arte de pensar,
Treino a capacidade de compaixão
Pelas estradas da vida...

Não me perco da sensibilidade,
Não obstruo questionamentos,
Não sufoco conflitos, 
Não deixo paixão esmagada,
Dou caminho à poesia em meu viver.
Pelas estradas da vida. 



domingo, 10 de maio de 2026

Irmão Francisco




Amo São Francisco de Assis,

Estudei desde os nove anos 

Aos dezessete, da infância 

À pré juventude, na natureza,

com as Irmãs Franciscanas.


Ele amava os animais, as flores,

A natureza de um modo em geral.

A cada ser vivente os intitulava 

De irmãos. Também os elementos 

Da natureza com muito carinho.


A ternura representa nosso santo,

Temperamento cândido, doce, meigo,

As sugestivas pombas  nas mãos

Representam toda sua delicadeza,

Toda gentileza de sua alma cândida.


Meu avô nasceu no dia dele, também

Amava os animais e os tinha perto.

Salve São Francisco, o grande protetor 

Dos bichinhos amados e intercessor

Da fauna e flora, da nossa paz Interior.




domingo, 3 de maio de 2026

Natureza Viva

 


Um cenário diferente encontro no habitual.


Galhos secos como se tivessem sido incinerados...



Sentia secura ao observar a natureza decaída...



Comecei a reagir... Busquei vida...



Fui caminhando esperançosa...



Com olhar bem atento, pensei: enquanto há um fiapo de vida, há alegria e esperança...



Um renovar da fé ao achar um verde mais firme...



A água do mar lá embaixo refrescava um pouco meu 💝... 



A insistência das folhas mortas me admoestavam,
Penso num provável futuro...
Haja vida verde e não natureza morta.






Pela Sombra das Castanheiras





Simplicidade é isso: quando o coração busca uma coisa só.

(Rubem Alves)


Entre as sombras das Castanheiras,

As belezas do caminho me fazem esquecer.

As agruras cotidianas,

Comemorar a alegria de estar viva.


Becos,  ruelas, ruas, avenida à beira-mar,

Às vezwa,  vazios, cheios de esperança

De ter sempre seguranca

Num tempo de tanta insegurança..


E la vou eu...

Pelo azul do mar,

Pelas sombras dis verdes,

Pela natureza viva.


Participo da Iniciativa da amiga Lùcia

Numa sombra deliciisa,

Descansa, é saborosa. 

Recupero todo fôlego,

Volto feliz, com sossego.